Com a Loja Premium, você terá acesso às ferramentas mais completas do mercado de e-commerce, sem precisar depender a todo tempo de apoio técnico. É importante ressaltar que a segurança da sua loja virtual é um dos fatores principais para a fidelização de clientes. Por isso, tenha em mente que o seu e-commerce deve ser atualizado de forma constante. Uma dica é contratar uma empresa especializada na área, assim, você não correrá riscos e também evitará transtornos. A escolha desses produtos é indicada a partir do seu investimento inicial. Se você quer ter um e-commerce de calçados, mas não pode começar com sapatos mais elaborados, que tal vender sapatilhas?
Duas modalidades ideais para qualquer negócio online ter sucesso no processo de vendas. Hoje, existem diversas plataformas disponíveis no mercado, cada uma delas com suas próprias funcionalidades, recursos e formas de integração. Por isso, o ideal é analisar as possibilidades com cuidado e escolher aquela que melhor se adapte às necessidades específicas da sua loja. Quanto mais produtos você colocar à disposição do público, maiores serão as chances de venda.
O caso clássico de sucesso da Netshoes
Alguns dos parceiros logísticos mais populares são os Correios e as empresas particulares. Quando falamos de uma loja virtual, tudo começa com os produtos que vão ser vendidos, certo? Nesse momento, tenha cuidado para escolher itens que tenham relação com a sua personalidade e objetivos de mercado. O grande diferencial das lojas virtuais é que elas criam um espaço exclusivo para a empresa, o que pode trazer mais autoridade e autonomia para a marca.
Garanta que o profissional escolhido tenha experiência no desenvolvimento de um e-commerce, e não apenas sites. Afinal, o funcionamento de uma loja online requer muito mais funcionalidades e expertise do que um site de divulgação. Há marketplaces que trabalham com segmentos diversos, como o Mercado Livre, mas existem também os que são especializados em nichos, cupons amazon a exemplo do Elo7, focado em artesanato. Com o crescimento do modelo, grandes redes varejistas passaram a abrir espaço para outros lojistas anunciarem produtos, como é o caso da Saraiva. A relação comercial B2B tem certas especificidades, como público-alvo restrito, transações com maior volume financeiro e processo de compra mais complexo e burocrático.
Quem trabalha com loja virtual tem, naturalmente, menos custos que quem tem loja física. No entanto, até mesmo a loja online precisa de um local para estocar os produtos. A escolha das mercadorias conta muito nesse tipo de loja virtual, uma vez que produtos muito caros ou muito elaborados podem resultar em atrasos na entrega.
Além disso, outra possibilidade é disponibilizar um ponto de retirada para os clientes que prefiram buscar suas compras. Quando as vendas acontecem pela internet, não é necessário ficar com uma loja aberta e um vendedor trabalhando o tempo todo. Desse modo, as pessoas podem acessar a loja virtual e comprar a qualquer hora do dia (ou da noite), todos os dias da semana. Quando comparamos o custo de abrir uma loja física, a versão virtual acaba saindo bem mais em conta. Com um estabelecimento em algum ponto comercial, seria necessário pagar aluguel, todas as contas da loja e, pelo menos, uma pessoa como funcionária.
Oferecer um portfólio variado de produtos
Depois, você solicita ao fornecedor a entrega do produto diretamente ao cliente. O processo faz com que o empreendedor economize em capital de giro para manter o estoque, e invista em outros setores. Porém, você precisa ter fornecedores próximos, para conseguir se deslocar até lá e retirar o produto a ser entregue a cada venda. O comércio eletrônico é famoso pelas operações que são consideradas muito mais baratas, já que exigem um investimento inicial menor se comparado aos espaços físicos. Para criar uma loja online, primeiramente, é essencial ter um bom planejamento. A partir dele, é possível minimizar os riscos e potencializar as possibilidades de acertos.
O que é necessário para fazer uma loja virtual?
Hoje em dia, existem diversas soluções de plataformas de e-commerce que permitem a criação do site de vendas mesmo que o lojista não tenha nenhuma experiência. Outro ponto importante que diferencia uma loja online dos outros tipos de site é que, nela, há integração com meios de pagamento e de envio. Desse modo, o cliente que compra por esse e-commerce pode pagar facilmente pela internet e, ao digitar seu CEP, já sabe qual será o custo do frete para receber a encomenda.
Os prazos no e-commerce sem estoque precisam ser maiores do que nas lojas tradicionais. Isso porque você precisa contar com o tempo de buscar o produto ou de depender do fornecedor para fazer a postagem do item. Também existem tipos de e-commerce em que o empreendedor só compra o produto após ter realizado a venda, precisando ser ágil para não atrasar o envio do cliente. Dar respostas ágeis aos clientes e fazer as entregas dentro do prazo são exemplos de ações que influenciam a performance da loja. Elas demonstram profissionalismo, transmitem confiança ao público e melhoram a reputação da marca.