A prática de exercícios ou atividades que exigem esforço exagerado da região abdominal, devem ser evitados nessa fase da recuperação. O retorno, em regra, deverá ocorrer cerca de 2 meses depois da cirurgia, com exercícios leves e sempre acompanhados por educador físico. Nessa etapa, é recomendado que se realizem exercícios como caminhadas ou natação em ritmo lento, por exemplo. É fundamental beber muita água e chá, comer frutas e legumes para evitar alterações intestinais que causem constipação intestinal, resultando em aumento da dor no abdômen. Por isso, destaco abaixo, algumas dicas e cuidados que devem ser observados nas fases pré e pós-operatória da cirurgia do abdome. Após cerca de uma semana do ato cirúrgico a maioria dos hematomas já reduziram e o edema está controlado.
O procedimento remove o excesso de pele da região, bem como depósitos de gordura e diástase (separação) dos músculos retos abdominais. No primeiro dia após a cirurgia, a alimentação deve ser leve e à base de líquidos, como caldo, sopa, água de coco e bebidas isotônicas. Além disso, é indicado ingerir 2 litros de água por dia e ter o acompanhamento de nutricionista. É válido lembrar que o uso de medicamentos é muito comum, como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios.
O número cada vez maior de pessoas que realizam uma cirurgia plástica pode dar a entender que esse tipo de operação seja um procedimento simples e isento de grandes riscos, quando não o é. Além disso, sua eficiência não depende somente do planejamento cirúrgico. A rotina depois da cirurgia plástica é bastante diferente da normal, mas a preocupação com os cuidados no pós-operatório previne possíveis complicações e garante um resultado mais rápido, seguro e satisfatório. As atividades físicas serão realizadas após o período que foi estipulado pelo médico, de acordo com o seu caso. Mesmo assim, é necessário começar por exercícios leves nas primeiras semanas após a liberação médica. Normalmente, é recomendável ficar 30 dias sem realizar grandes esforços.
Para saber mais sobre a recuperação da realização de procedimentos cirúrgicos, entre em contato conosco. Normalmente, o período de repouso absoluto, sem qualquer tipo de esforço físico ou stress, pode durar de uma a duas semanas, dependendo do tipo de cirurgia que foi realizada. Procure consultar um profissional para auxiliar o seu tratamento psicológico, que é fundamental no processo de uma cirurgia plástica. Ele poderá contribuir para reduzir a ansiedade gerada durante o tratamento.
Empresas parceiras podem entrar em contato para oferecer produtos de saúde mais adequados ao seu perfil. Inscreva-se e receba os melhores conteúdos para descobrir qual é o melhor plano de saúde pra você. O retorno ao trabalho, pode ocorrer entre 10 dias a 15 dias depois da cirurgia, o que pode variar dependendo do tipo de atividade que desenvolve e do tipo de transporte que será utilizado para chegar ao trabalho. Durante a permanência no hospital, a imobilidade no leito é desnecessária.
Planejando a cirurgia plástica: cuidados do pré e pós-operatório
Uma das dúvidas após uma cirurgia plástica é sobre o banho e a higiene. É essencial seguir as instruções específicas que foram dadas, pois mastopexia recuperação elas variam de acordo com o procedimento. Alimentos ricos em ômega 3 e proteína, por exemplo, auxiliam no processo de cicatrização.
Quer agendar sua consulta com o Dr. Rubem Lang?
Não fazê-lo em ordem pode causar tonturas, desmaios e aumentar a dor. Nesse momento é necessário dedicar um período especial de cuidado, onde a área afetada descansará, a fim de obter um resultado ideal. Consultar o médico antes de tomar outro medicamento que não o recomendado para saber se não prejudica a recuperação. Não realizar exercícios físicos na primeira semana, principalmente quando existem pontos ou grampos.
Saiba como se cuidar antes e depois de uma cirurgia plástica
E para ficar por dentro de outros conteúdos, acompanhe o blog da Boa Plástica. Para você, profissional da saúde, continue lendo e saiba como pode ajudar e acelerar a recuperação dos pacientes. Para quem está se preparando ou pensando em fazer uma cirurgia, consulte o seu médico que ele poderá lhe auxiliar em todas as etapas. Os tratamentos nas primeiras semanas visam acelerar a recuperação para alcançar resultados o mais rápido possível e retomar as atividades diárias. Uma cirurgia plástica não termina no centro cirúrgico, mas após a intervenção inicia-se uma de suas etapas mais importantes, o pós-operatório.
As malhas compressivas são utilizadas em várias cirurgias e há modelos específicos para cada tipo de procedimento. Manter jejum absoluto de líquidos e sólidos 10 horas antes do procedimento. Conte com a maior corretora de planos de saúde de São Paulo na escolha do convênio médico ideal para você. Ao aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade e o envio de comunicações.