Além de fazer backups frequentes dos documentos online, você também precisa contar com uma estrutura de segurança digital. A Lei Geral de Proteção de Dados é um marco na proteção dos dados pessoais de terceiros que são mantidos na base da empresa. Portanto, ter um sistema com foco em assinaturas eletrônicas complementa a digitalização dos documentos e traz vários benefícios para a empresa. A melhor maneira de fazer a assinatura de um documento digital é utilizar uma plataforma ou sistema de gestão que integre uma solução de assinaturas eletrônicas. Com a gestão de documentos digitais ao invés dos físicos, os colaboradores de uma empresa podem dedicar o tempo em outras atividades relevantes que contribuam para os resultados da empresa. O investimento em tecnologia é uma necessidade para as empresas de todos os segmentos e portes e gera vários benefícios.
Os arquivos físicos estão muito mais expostos, podendo sofrer danos severos quando estão em condições inadequadas ou em caso de acidentes (como um incêndio). A maioria das ferramentas do Agreement Cloud, ou gerenciamento de transações digitais, lida com arquivos em alta resolução. Além disso, contam com diversos recursos para facilitar a leitura, como ampliação de documentos e até mesmo ferramentas em áudio para incluir as pessoas com deficiência visual. Um exemplo clássico é a emissão de NF-e, Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral – CNPJ, entre outros. Os documentos digitais se caracterizam pela sua codificação binária (ou seja, podem ser acessados em dispositivos como computadores, tablets, smartphones e outros). Podem ser tanto digitalizados quanto criados diretamente no formato digital — mas vale a atenção para a questão da validade jurídica.
Se você utiliza a assinatura eletrônica para assinar contratos e documentos, consegue revolucionar o método de operação e deixar o seu negócio voltado para a transformação digital. A assinatura eletrônica nada mais é que um mecanismo moderno para assinar documentos digitalmente. Mesmo que você armazene seus documentos digitais em HDs externos, pendrives ou computadores, eles podem passar por problemas, como falhas de segurança. Por meio dos documentos digitais, é possível instituir uma política de níveis de acesso. Nesse caso, só quem for autorizado poderá acessar os arquivos, minimizando as chances de que criminosos tenham acesso a eles. Ao investir na digitalização de documentos, é possível reduzir problemas graves como as fraudes, roubos de documentos e perdas de arquivos importantes.
Quais os benefícios desse tipo de solução?
Ela gera desafios, principalmente no que diz respeito à adaptação, mas também oferece benefícios — e os documentos online são um bom exemplo disso. Caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com um dos nossos associados! E para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog.
Confira abaixo os documentos digitais que já estão disponíveis na carteira do aplicativo gov.br.
Descubro os 4 benefícios de documentos pessoais online e como investir nisso para eliminar burocracias do dia a dia. Se você quer começar a usar o portal, é necessário acessar com a sua conta Gov.br. O Portal do Empreendedor reúne diversos serviços e ferramentas para Microempreendedores Individuais (MEI).
Com este processador de texto, o usuário pode escrever documentos e escritos que ficam armazenados na nuvem, ou seja, online. Depois de fazer o cadastro, você tem acesso a uma página exclusiva para importar arquivos de diversos formatos, editar textos e gerenciar documentos de forma bastante prática. Também fazer assinaturas em lote em poucos cliques, enviar grandes volumes de arquivos e realizar a integração de assinaturas de documentos e contratos dentro do próprio sistema de gestão.
Muitos não utilizam a rede por medo de ter dados fraudados, já outros não fazem nem ideia de que eles existam. O aplicativo é um canal de contato online entre o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e os cidadãos, possibilitando consultas e emissão de extratos. O beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Também está disponível Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício, Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício. Você também pode solicitar o Seguro-Desemprego pelo aplicativo, acompanhar os requerimentos e consultar se está habilitado ao Abono Salarial no ano de exercício mais recente.
Digitalização de documentos: tudo sobre o Decreto nº 10.278
Com isso, é possível ter uma padronização na qualidade dos documentos, o que pode chamar a atenção do seu cliente no dia a dia. Afinal, variações em documentos podem demonstrar descuido nas questões internas. E, por mais que traga mudanças que precisam ser assimiladas por todos, também gera inúmeras facilidades em todos os âmbitos da sociedade. Receba em sua caixa de entrada informativos referentes ao mercado de certificação digital no Brasil. Outras soluções digitais já estão se tornando realidade em todo país, como registro civil o diploma de universidades digitais, prontuários médicos, contratos imobiliários e muito mais.
Tudo isso é feito com o mesmo reconhecimento e autenticidade dos cartórios físicos, porém com muito mais agilidade e rapidez. Uma informação importante e que merece destaque diz respeito às assinaturas eletrônica e digital. A assinatura digital precisa do certificado, enquanto a assinatura eletrônica não.
O documento digitalizado precisa ser idêntico ao original e conter algum meio para comprovar a autoria e integridade do documento. Na esfera de atuação profissional, a área da medicina já conta com o recurso CRM digital, que, por meio da tecnologia de smartcard, virtualiza a cédula de identidade médica emitida pelos conselhos regionais de medicina. Na hora de declarar o seu Imposto de Renda, uma alternativa para simplificar os processos é utilizar a declaração pré-preenchida. Essa opção preenche automaticamente alguns campos do formulário com base em informações fornecidas em declarações passadas, carnê-leão, serviços médicos e outras fontes pagadoras de terceiros. Já é possível pagar as suas contas no cartão, usando apenas o celular, aproximando o celular da maquininha de cartão. Isso é possível através de aplicativos, que já suportam cartões dos maiores bancos brasileiros.
Por exemplo, um dos seus parceiros comerciais pode ter dificuldades visuais e precisar da possibilidade de contar com o ajuste de zoom para conseguir realizar a leitura. Os documentos digitais de Pessoa Física são aqueles que, normalmente, são identificadores de um indivíduo (como CNH digital e e-Título). Hoje, é possível acessá-los, por exemplo, na Carteira de Documentos Digitais do Governo Federal. Trata-se da Carteira de Trabalho e Previdência Social disponibilizada por meio de uma plataforma virtual. O aplicativo reúne informações sobre os contratos trabalhistas já firmados e o que está em vigência, permite a consulta do número do PIS/PASEP e possibilita a solicitação de uma nova via do documento impresso.
Com uma conta Gov.br, é possível ter acesso a diversos serviços, benefícios e plataformas do Governo Federal. Com um sistema de login único, cidadãos conseguem concentrar informações importantes em um mesmo lugar e não precisam criar contas diferentes para solicitar serviços de diferentes órgãos públicos. A Nova Carteira de Identidade Nacional é um documento confiável, seguro, digital e possui padrão nacional e número único nacional, o CPF. Além disso, a CIN tem um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país, assim, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão. Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar estarão disponíveis ali. Essa versão do documento já existe desde 2018 e possui uma série de benefícios para os cidadãos brasileiros.
Afinal, são os empregadores que submetem seus empregados a atividades com exposição a riscos ocupacionais. De forma geral, toda atividade laboral que esteja cercada de algum tipo de risco, só deverá ser realizada por trabalhador previamente treinado e capacitado para desempenhá-la com segurança. Além destes requisitos, conforme a nota do MTE, “rejeita-se a capacitação em SST puramente genérica, meramente protocolar e que não capacita o trabalhador para nenhuma atividade“. A duração do curso a distância deve ser igual à duração do curso na modalidade presencial, já que a capacitação é prevista em NR, onde se estipula a duração mínima necessária. O nível de exigência vai depender, basicamente, dos riscos ocupacionais aos quais o empregado está exposto, da atividade desempenhada e do ramo de atividade da empresa. Em um mundo onde a precisão e a segurança nas transações são mais importantes do que nunca, mo…