Todos os projetos tem como objetivo diminuir o impacto no meio ambiente causado pela indústria automobilística, e isso também chegou aos pneus de carros, com os chamados pneus verdes. Resolver questões sobre o meio ambiente e sustentabilidade vem se tornando cada vez mais urgente em todos os setores e é claro que na indústria automobilística não foi diferente. A sílica, basicamente, executa a mesma função que o negro de fumo.
Pirelli: tecnologias em pneus para desempenho e segurança.
O mesmo conta com um valor mais alto do que tradicionais com uma menor durabilidade. E com os pneus não seria diferente, surgindo uma nova opção de pneu verde, a fim de garantir a preservação do meio ambiente. Você terá um pneu que dura mais e resultados que são muito mais eficazes. Um pneu verde tem como objetivo durar mais, ter um desgaste desacelerado, e assim rodar por muito mais milhas. Assim menos lixo será gerado, a demanda por reciclagem de um material tão complicado de se trabalhar cai e todos acabam ganhando.
“No entanto, um pneu com sílica produz menos calor no atrito com o solo”, afirma Fabio Migliano, gerente de produto e motorsports da Pirelli, explicando que, dessa forma, há menos desperdício de energia. A energia que antes era transformada em calor, pode ser usada para gerar movimento”. A principal diferença entre o pneu verde – ou ecológico – e os convencionais, está relacionado ao seu preço. Enquanto um pneu comum fica na casa dos R$ 200, os pneus ecológicos custam em torno de R$ 300.
Quais as outras características do Scorpion Verde?
O PNCS (Pirelli Noice Cancelling System) é um sistema interno da Pirelli que reduz o barulho do pneu dentro do veículo. Para funcionar, a Pirelli adiciona uma espécie de esponja dentro dos pneus para que elas absorvam o som gerado quando o objeto roda pela estrada. Na prática, o conforto sonoro dentro do automóvel é significativo.
Não se preocupe com a cor, ele continua preto do mesmo jeito que você sempre o viu. Porém, é chamado de “verde” por uma questão ecológica – é fabricado com um composto especial que reduz o atrito com o asfalto. Se o atrito é diminuído, o motor tem que fazer menos força para movimentar o carro, o que significa uma redução de combustível (e emissões) para percorrer a mesma distância. Nos dias atuais, as grandes fabricantes contam com pneus verdes em seu portfólio, com medidas que atendem uma boa variedade de veículos, do uso misto ao uso urbano.
Embora haja uma ênfase na eficiência energética e na redução de emissões, os critérios exatos para classificar um pneu como “verde” podem variar. Assim, na hora da compra, é importante verificar as especificações do fabricante. A adição de compostos como a sílica (dióxido de silício) à borracha do pneu é uma das principais características dos pneus verdes, que influencia positivamente seu desempenho e impacto ambiental. Esse movimento em direção à sustentabilidade ecoa por toda a cadeia automotiva, desde a produção de veículos mais eficientes até a busca por materiais eco-friendly nos pneus. A criação dos pneus ecológicos se deu por causa da necessidade de ter uma menor taxa de poluição. Como falamos, os pneus verdes possuem menor resistência ao rolarem, poupando mais combustível.
Excesso de pressão também é um problema?
Conforme falamos anteriormente, o pneu verde tem uma menor quantidade de negro de fumo utilizado na sua composição, sendo substituido pela silica. Agora com menor energia de calor, o pneu verde transforma a energia em maior movimento, evitando um maior atrito com o solo e permitindo que o carro consiga andar com mais facilidade. O outro problema é que pneus verdes são colocados em carros que tiveram a suspensão projetada para eles, porque são mais duros. Ou seja, transmitem mais a irregularidade do piso para o interior do carro; o que vai resultar na redução do conforto e possíveis protestos dos seus clientes.
Trabalhamos com as principais marcas e fabricantes do mercado, tais como Goodyear, Pirelli, Continental, Michelin, Bridgestone, Firestone, Yokohama, Kumho Tire, BF Goodrich e Hankook. “Afinal, será que pneus com uma nova coloração esverdeada estão sendo distribuídos pelas fabricantes? Para continuar acompanhando os nossos conteúdos sobre a borracha natural e a indústria de pneus, continue conectado em nosso blog.
Nesse caso, a estrutura mantém a roda funcionando por ainda algum tempo até parar de funcionar totalmente. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora. Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso.
São pretos como qualquer outro pneu, mas ganharam esse nome por seus efeitos positivos no meio ambiente. Caso você não esteja tão familiarizado(a) com essa categoria, os produtos considerados “verdes” geralmente são classificados assim por terem uma pegada mais sustentável, agredindo menos o meio ambiente. O setor automobilístico sempre foi apontado como um grande vilão, pelo fato de emitir um grande volume de poluentes com seus recursos de consumo naturais. No final há uma espécie de aproveitamento, melhorando a qualidade do produto final.
Vários modelos podem ser considerados verdes, se trouxerem alguns benefícios previamente estabelecidos. Esses “pneus verdes” existem há muito tempo, muita gente usa sem saber, como exemplo, a linha Contipower da Continental e os Cinturato da Pirelli. A questão é se aderência, frenagem e dirigibilidade não são comprometidas pelo seu funcionamento. Isso acontece porque a menor resistência dos pneus impacta diretamente na sua aderência a pisos secos, além de necessitar de mais espaço para frear. O Seal Inside é uma tecnologia da Pirelli que permite construir os pneus de forma a diminuir muito a fuga de ar quando ele é furado.
Ao escolher pneus verdes, os consumidores podem contribuir para um futuro mais limpo e sustentável, enquanto desfrutam de uma experiência de direção econômica e responsável. Mas outro fator muito interessante é que um pneu verde precisa ser projetado para diminuir o consumo de combustível. Primeiro é o preço, ele vai custar mais caro por ter componentes especiais para reduzir o atrito da banda de rodagem com o piso, reduzindo também o consumo do combustível. A fabricação de pneus verdes utiliza tecnologia avançada para manter a eficiência e reduzir o impacto ambiental. Além da sílica, algumas marcas estão incorporando materiais reciclados, óleos vegetais como o óleo de soja, e até mesmo componentes biodegradáveis, uma evolução em termos de inovação ecológica. Pneu de todas as marcas No teste, o automóvel equipado com pneus verdes é acelerado numa reta até atingir 70 km por hora e então se desliga o motor.