Então, os desenhos animados são fundamentais neste processo, pois vão ajudar a criança a identificar o que lhe agrada e o que lhe causa curiosidade. Já falamos sobre como as animações são importantes para o público infanto-juvenil (leia o post aqui). Continuando com a temática de desenhos animados, hoje vamos falar um pouco sobre como eles estão presentes na vida dos adultos.
O desenho revela o sentimento daquele que o produziu e que este modifica a sua vontade de representar as suas angústias, tristezas, alegrias, e medos, para exteriorizar a suas descobertas e suas vivências. Sob a arte, o artista pode passar seus sentimentos e pensamentos através de sua obra. Com a arte podemos deixar marcado e memorizar um acontecimento, nosso entendimento e também nosso pensamento sobre ele.
Ele e a esposa sempre controlaram bastante os programas assistidos e os horários. A capacidade de relaxar durante uma atividade na qual se sentem bem, como um jogo favorito, atende a essas necessidades de competência. É interessante notar que os bebês são particularmente hábeis em compreender certos tipos de informação, como a probabilidade de certos sons na fala que dirigimos a eles.
Portanto, embora você não deva forçá-las a assistir novamente aos programas, também não precisa se preocupar se isso for algo que elas próprias estão buscando. “Para crianças dessa idade, o poder de fazer essa escolha (da peça de roupa) é algo muito forte, o que explica a crise de birra quando ela não consegue fazê-la”, agrega Parlakian. Não tem nada de errado, no entanto, se os pais cansarem de assistir ao mesmo desenho pela milésima vez. “É natural os pais falarem que não querem mais e estabelecerem seus próprios limites”, diz Corsino. Pedro, da mesma idade, adora ver os mesmos livros infantis de sua coleção, repetidamente. Ana Gabriela, de sete anos, chegou a pedir para ver o filme dos Detetives do Prédio Azul três vezes no mesmo dia.
Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos. As garatujas provocam uma surpresa nas crianças, que se encantam com o movimento do lápis que está em suas mãos e que vai deixando um sinal na folha branca. O ideal é oferecer papéis e lápis para elas ou então ela se valerá de outras superfícies como móveis, paredes e até o próprio corpo para satisfazer esta vontade. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia com recomendações sobre o uso de telas por crianças. Segundo esse documento, deve ser evitado que menores de 2 anos sejam expostos à TV ou às telas de dispositivos eletrônicos, como tablets e celulares.
Logicamente, não há uma resposta definitiva, já que a animação japonesa tem lados positivos e negativos, e a extensão do seu impacto na consciência imatura depende de muitos fatores relacionados, como ambiente familiar, ambiente escolar e companhias. As crianças costumam reproduzir comportamentos, pois é assim que elas aprendem sobre o mundo. Ter um vocabulário vasto é ótimo para a aprendizagem das crianças e com os desenhos elas podem aprender novas palavras, expressões culturais e até mesmo a forma correta de se dizer algo. Então, com um certo controle e cautela, é possível deixar as crianças assistirem os desenhos infantis e ainda tirar uma lição valiosa nesse tempo. Se o hábito de assistir sempre ao mesmo desenho começar a testar sua paciência, tente ver a situação sob outra perspectiva. Use o momento para conversar com a criança sobre o que ela mais gosta naquele episódio ou como ela se sente ao assisti-lo.
Por que crianças pequenas gostam de ver os mesmos desenhos e ler os mesmos livros
O quadrado é encontrado nos desenhos de crianças, que se tem uma grande necessidade de fazer movimentos, ou seja, de queimar energia. As vezes pode se dizer que crianças assim, precisam de um mais de delicadeza, é uma criança com um forte caráter, que não muda de opinião com facilidade, sua força é o espirito de competição, e seu lado ruim, é a falta de compaixão. Vygotsky foi um pensador importante em sua época, e foi um pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças, ocorre por causa das interações sociais e condições de vida.
Se no desenho a figura estiver sem mão, indica que a criança se sente incapaz de dominar a situação em que vive. Pode ser considerado um desenho original, quando a criança desenha algo em que não estamos costumados a ver, e assim a criança provavelmente vai explicar a sua arte, com alguma brincadeira. O círculo como Desenhos online pode ser interpretado de uma forma positiva, ou negativa, o que será determinado pelo contexto e evolução do desenho. Traços amplos e grossos, mostram uma certa preguiça ou falta de motivação, na criança ao fazer o desenho. Um desenho com vários círculos, pode ser entendido que a criança, prefere coisas das quais ela já conhece. Deste modo, a medida que cresce, seu desenho tem mais significado, e consequentemente, mais mensagens do consciente e inconsciente.
Comportamento
Em um universo onde muitas decisões são tomadas pelos pais, permitir que a criança escolha assistir ao mesmo desenho novamente é uma forma de dar a ela algum controle sobre sua rotina. O interessante disso tudo é que os desenhos animados realmente podem fazer uma baita diferença no processo de aprendizagem das crianças, ajudando-as a desenvolver habilidades comportamentais. “Muitos leem os livros do Harry Potter diversas vezes, e até mesmo adultos gostam de assistir várias vezes ao mesmo seriado. Essa previsibilidade e consistência nos faz sentir bem”, prossegue Parlakian. “Mas, do ponto de vista das crianças, isso é ainda mais forte, porque o mundo tem tantas coisas novas acontecendo o tempo todo, e tantas estão fora do controle delas.” Embora a repetição seja mais visível ao redor da faixa etária de dois a quatro anos, a vontade de ver/ouvir o mesmo filme, desenho ou história continua ao longo da infância e da adolescência, em graus diferentes. Isso porque a repetição, além de reforçar o aprendizado, traz uma sensação de conforto e segurança.
Por isso, tenha em mente que manter o equilíbrio é muito importante para que assistir a desenho animado não se torne prejudicial. Um desenho animado infantil ou um brinquedo que estimule a imaginação, interação e, consequentemente, a comunicação são os mais recomendados. Visto que isso fará com que a criança aumente o interesse na atividade realizada. Além da diversão, esses personagens também têm a capacidade de estabelecer conexões emocionais com as crianças. Eles podem representar sentimentos e experiências com as quais as crianças se identificam, tornando-se companheiros imaginários e modelos de comportamento. Essa conexão emocional é fundamental para o engajamento e o apego das crianças aos seus personagens favoritos.
Idosa encontra o amor aos 68 anos e se casa em cerimônia emocionante
A repetição gera uma sensação de conforto e segurança, especialmente em um mundo que, para as crianças, pode parecer caótico e imprevisível. Mesmo sem mudar a história, mas escolhendo bons livros que possam ser lidos com prazer muitas vezes, os pais e cuidadores estarão dando grandes oportunidades para as crianças se desenvolverem, diz Patricia Corsino. “As crianças não precisam de muitas coisas. Precisam de poucas, mas com muita intensidade.”
Através dos desenhos, as crianças podem extravasar suas emoções como a alegria, tristeza, medo, angústia, inseguranças e até mesmo sentimentos que elas ainda não entendem ou não sabem expressar. À medida que cresce, ela cria outros mecanismos para expor suas emoções, porém, quando muito pequenas, o desenho é uma ferramenta de reações emocionais, já que ainda não podem se expressar pela oralidade ou pela escrita. A Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis e oferece a você os melhores conteúdos sobre educação, desenvolvimento e literatura infantil. Além de trazer a experiência mágica de se conectar com uma criança através da leitura. É comum ver os pequenos brincando de ser o personagem X ou Y de algum desenho, imitando sua personalidade e atitudes.
Não é por mérito da qualidade do desenho em si, a criança gosta do desenho, mas quer mesmo é ter aquela sensação de novo. Então, observar o ritmo das cenas, o aspecto visual e sonoro em geral, além da carga emocional transmitida ajuda a dosar melhor o tipo e o tempo de exposição dos filhos a cada um deles. Os cortes sucessivos e frequentes de cena (com menos de quatro segundos de duração) somados a luzes e sons intensos exigem demais da cognição e dos sentidos da criança, que não estão maduros para seguir esse ritmo.