O Críquete é um esporte de campo e taco no qual duas equipes com 11 atletas se enfrentam. O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. A prática do esporte remete à China, 4000 a.C., onde se registrou os primeiros registros da ginástica. Posteriormente, o Egito e, sobretudo, a Grécia antiga marcam a história das competições esportivas. O professor defende que as cidades devem ser mais bem preparadas para que as pessoas possam ter rotinas mais ativas.
Esse número supera, por exemplo, os 193 países participantes da ONU ou os 201 do Comitê Olímpico Internacional. Quando o assunto é atividade física, o primeiro benefício que vem à cabeça de muitos é a perda de peso. Mas, na verdade, ter uma vida ativa é capaz de proporcionar muito mais do que um corpo esbelto —inclusive, a boa alimentação é muito mais importante para conseguir isso do que o treino. Lembre-se de respeitar sua condição física e de saúde, bem como buscar um profissional de educação física e seu médico sempre que necessário. Para mudar esse panorama universal, em novembro de 2020 a OMS anunciou novas linhas orientadoras para a área. Desde então, a organização recomenda que a atividade física seja praticada em qualquer idade.
“A pandemia nos trouxe um convite para voltar a aproveitar o ar livre. Mas as cidades precisam ser seguras para podermos andar mais a pé, pedalar… Há de ser feito um bom planejamento.” “Quem se mantém ativo tem mais produção de BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro), uma substância que tem como Tipos de Esportes função promover a sobrevivência dos neurônios. Estudos em andamento apontam que isso pode até resultar em um retardo dos quadros demenciais”, diz Carvalho. Um dos motivos para tantos efeitos positivos é o poder de combater o sobrepeso, que está relacionado ao surgimento de diferentes comorbidades.
Além da circulação sanguínea, a atividade física pode aumentar a contagem de hemoglobina e do volume de sangue. Além disso, algumas pesquisas confirmam a eficácia da atividade física regular na prevenção de problemas de saúde primários e secundários provenientes de várias doenças crônicas. A atividade física diária ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentar a capacidade do seu coração. Além disso, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais pela diminuição da pressão arterial e aumento dos níveis de lipoproteínas de alta e baixa densidade.
Exercício é remédio!
Elas atuam em vários órgãos do corpo, colaborando com a prevenção e o tratamento de tumores. Estar deprimido pode fazer você se sentir com pouca energia, o que pode te desanimar. No entanto, o exercício regular pode melhorar o seu estado de espírito, e é especialmente útil para pessoas que sofrem de ansiedade ou de depressão. Além disso, alguns estudos descobriram que o exercício pode ser um tratamento útil para a depressão em adultos. Além disso, o exercício tem o poder de melhorar a memória, a concentração, a capacidade de resolver problemas e o processamento de informações, além de evitar o declínio cognitivo. De acordo com a análise, a prática de exercícios físicos eleva a produção da enzima superóxido dismutase (EcSOD), produzida pelos músculos e associada à proteção do sistema cardiorrespiratório.
-Melhora a circulação sanguínea
Estudos apontam que a prática também ajuda a inibir quadros comuns no envelhecimento, como a osteoporose e a sarcopenia. O esporte contribui na prevenção de problemas de saúde à medida que faz com o corpo funcione de forma mais eficiente. Tenha em mente que o exercício físico envolve a atividade de todos as partes do corpo e músculos e, por isso, existem infinitas opções de atividades que podemos praticar. Estimular a participação em atividades esportivas pode gerar infinitas vantagens para a população. Os benefícios do esporte são muitos, assim como o seu papel na prevenção de problemas de saúde é enorme. A prática de atividades físicas têm um impacto profundo e positivo nas comunidades e na sociedade em geral.
Em relação às crianças e adolescentes, a OMS orienta uma hora por dia de atividade física. Na fase adulta, é aconselhado praticar pelo menos de duas horas e meia a cinco horas semanais de atividade aeróbica de forma moderada ou de alta intensidade. A partir dos 40 anos de idade, é mandatório passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática esportiva. Já na faixa etária dos 65 anos ou mais, é importante incluir na rotina diária atividades que estimulem o equilíbrio, a coordenação motora e o fortalecimento muscular para prevenir quedas e melhorar a condição física.
Já estimativas globais atuais mostram que 81% dos adolescentes não praticam atividade física suficiente. Ao realizar modalidades que envolvem ganho de massa magra (musculação, funcional, crossfit, pilates etc.) é possível controlar, por exemplo, o diabetes tipo 2, já que os músculos causam maior sensibilização das células à insulina. Atividades aeróbicas (corrida, bike, natação) também ajudam no quadro por reduzirem o nível de açúcar no sangue. Essa reportagem especial é o primeiro de muitos conteúdos que serão publicados nos próximos sete dias para mostrar a importância de praticar atividade física regularmente. O especial abre a campanha Exercício É Remédio, que faz parte de uma série de VivaBem em que trazemos, ao longo de uma semana, conteúdos temáticos para contribuir para uma vida mais saudável e cheia de bem-estar. É normal que a correria do dia a dia desmotive a prática de esportes ou atividades físicas, mas com hábitos regulares e estímulos simples, é possível transformar a motivação.