Entre os campos e as telas: como o marketing esportivo conquista novos públicos


Os logotipos das empresas são exibidos durante as transmissões de TV, em estádios lotados e plataformas digitais, alcançando um público amplo e oferecendo uma oportunidade única de se destacar em um ambiente altamente competitivo. Associar uma marca a eventos esportivos populares pode resultar em uma exposição significativa e, consequentemente, gerar um aumento da visibilidade. O marketing esportivo nada mais é do que uma vertente do marketing propriamente dito, ou seja, uma disciplina que combina estratégias de marketing tradicionais com elementos do mundo dos esportes. Muitas ações podem ser realizadas dentro de um estádio durante uma partida de futebol, por exemplo. Copos personalizados, venda de produtos do time da casa, venda de snacks, aperitivos e outros tipos de comidas e bebidas dentro do estádio, ações de merchandising.

O esporte como negócio

Com o amor exalando pelo esporte, explorar e despertar o interesse na compra pelos torcedores é missão certa para quem deve fazê-lo. Investir em esporte apenas para fins comerciais e deixar isso transparecer pode ser um tiro no pé. As pessoas percebem quando as marcas agem de maneira autêntica e valorizam isso; portanto, além de estratégico, o marketing esportivo precisa ser genuíno.

Para Melo Neto (2003) o alto retorno de imagem na forma de publicidade espontânea é o maior benefício que as empresas obtêm com ações focadas no esporte. Campanhas publicitárias e, uma maior aceitação da comunidade local (POZZI, 1998). Melo Neto (2003), diz que para obter sucesso em ações de marketing esportivo é preciso adequar a modalidade esportiva às estratégias de mercado e institucionais da empresa.

Porque investir em marketing esportivo?

Ao associar sua marca a eventos esportivos ou a atletas renomados, as empresas conseguem aproveitar esse engajamento para fortalecer sua imagem e criar uma identificação com seu público-alvo. Parcerias com marcas internacionais de moda e esportes ampliam a visibilidade global dos times, fortalecendo sua presença nos mercados estrangeiros. Os clubes investem em marketing digital para promover suas camisas por meio de influenciadores, campanhas virais e ações interativas nas redes sociais, gerando ainda mais engajamento e vendas. Os benefícios do patrocínio esportivo para fortalecer a imagem da marca O patrocínio esportivo é uma estratégia poderosa para fortalecer a imagem da marca. Ao associar-se a eventos esportivos, equipes ou atletas renomados, as marcas conseguem alcançar um público amplo e engajado, que compartilha dos mesmos interesses e paixões.

O marketing esportivo é eficaz para todas as marcas?

A Heineken é uma das marcas mais inovadoras dentro do marketing esportivo. Suas ações são tão fortes e bem pensadas que ela praticamente se tornou o rosto e a imagem da UEFA Champions League, competição de clubes de futebol organizada pela União das Associações Europeias de Futebol. O marketing esportivo também pode contribuir com o reconhecimento da marca. As empresas que investem em anúncios ou campanhas em grandes eventos tendem a melhorar o brand awareness (consciência de marca) e, dessa forma, o público tende a não esquecer da sua marca. Assim, pensando na alta procura pelo mundo esportivo, as marcas precisam oferecer serviços que atendam as expectativas de seus clientes, observando a tendência de consumo e, claro, ofertando produtos humanizados e de valor afetivo. É de se esperar que ele pudesse converter um ROI (Retorno sobre Investimento) interessante.

O marketing esportivo existe desde 1920, mas o seu crescimento exponencial aconteceu somente na década de 1970. O marketing esportivo tem ganhado (com total razão) grande força, alcançando mais espaço ao longo do tempo (algo que, infelizmente, grande parte do pessoal ligado ao segmento no Brasil ainda não percebeu). Dessa forma, é muito comum que nessa época, as empresas invistam em publicidade, seja pela troca da roupa ou uniforme dos colaboradores ( que passam a utilizar a camisa do Brasil) ou pela entrega de brindes que sejam ligados à copa. Para isso, uma dica que apontamos é que a empresa desenvolva um conhecimento profundo sobre seus clientes, com a finalidade de compreender quais são seus interesses, hobbies e temas que chamam sua atenção. Por exemplo, existe o Dia Nacional do Futebol, em que é possível oferecer descontos em lojas, assim como trazer recompensas aos clientes, o que contribui para uma excelente experiência no contato com seu negócio. Por isso, essa indústria é considerada bilionária e quando bem aproveitada pode gerar vendas, consequentemente trazendo lucros para empresa, e ainda garante o entretenimento das pessoas.

A associação com eventos esportivos e atletas renomados proporciona visibilidade, credibilidade e um vínculo emocional com os consumidores. Com planejamento e investimento adequados, as marcas podem alcançar excelentes resultados, potencializando seu reconhecimento e aumentando sua relevância no mercado. O Marketing Esportivo se tornou uma estratégia essencial para as empresas por diversos motivos. Primeiramente, o esporte tem um poder de engajamento único, sendo capaz de despertar emoções e criar conexões emocionais profundas com os consumidores.

Importância do marketing digital para o sucesso empresarial

Por exemplo, uma solução para você aproveitar esse mundo, sem ser do ramo, é dar recompensas instantâneas aos seus clientes no Dia Nacional do Futebol, como descontos em lojas esportivas, criando experiências diferenciadas e emocionantes. Dá pra imaginar um campeão em alguma modalidade enfrentando tantos problemas na vida pessoal? Falamos um pouco do super campeão Jon Jones em 2016, e serve de exemplo para o marketing esportivo.

Ao adotar estratégias de marketing esportivo, as marcas podem aproveitar esse alcance e engajamento para se conectar com um público vasto e diversificado. Sinto em dizer, mas no Brasil, o marketing esportivo ainda é muito mal executado. Convenhamos, algumas partidas de futebol, vôlei, basquete realizadas aqui podem ser muito chatas enquanto o jogo está parado. As empresas e agências ainda mantêm um certo preconceito quanto a esse investimento marketing Esportivo (uma pena), mas têm se aberto aos poucos. O Flamengo, por exemplo, utiliza o ex jogador e atual treinador do FC Goa, Zico, em sua nova iniciativa, a Censo Rubro-Negro, é uma espécie de pesquisa que busca traçar o perfil de cada torcedor do time.

O marketing esportivo é um instrumento eficiente para gerar uma oportunidade de negócios lucrativa, já que se trata da elaboração e divulgação de material de comunicação e engajamento para o universo dos esportes. Não é à toa que empresas de vários segmentos de mercado concentram esforços (e investimento) para a publicidade no Super Bowl. Até porque, além dos amantes do futebol americano, é possível atingir um público diversificado e amplo através dos shows e produtos produzidos. Outra vantagem é que os brasileiros estão ainda mais conectados ao esporte. De acordo com o Think With Google, em 2020, as pessoas passaram a se exercitar mais e desenvolver uma rotina saudável, buscando atividades físicas diferentes, como a yoga.

O melhor é que por meio do marketing esportivo é possível traçar uma estratégia ligada a anúncios em televisão, rádios ou jornais impressos. As marcas que acompanharem essas tendências e souberem se adaptar às mudanças certamente terão vantagens competitivas no mercado. A marca de cerveja Budweiser, em 2016, era patrocinadora da Major League Baseball e investiu em uma campanha sentimental para celebrar a primeira conquista do campeonato pelo Chicago Cube, em 108 anos. Você pode não acompanhar o judô, por exemplo, mas provavelmente se recorda da redenção da judoca Rafaela Silva. Após ser desclassificada nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, ela teve as suas redes sociais inundadas de comentários racistas que a fizeram entrar em depressão.

Portanto, investir em estratégias de Marketing Esportivo nas redes sociais é essencial para alcançar resultados significativos na promoção de marcas. Outro ponto interessante é que essa revolução não se limita apenas à criação dos anúncios. Mas para aproveitar tudo isso, é essencial ter uma base sólida de conhecimento.