Na próxima vez que for comprar produtos de limpeza, considere a funcionalidade do produto, o custo e o impacto ambiental, e não esqueça de olhar o rótulo para ter certeza de que é seguro usar. Jamais se deve misturar água sanitária com outro produto de limpeza, a não ser que você tenha certeza absoluta de que este não contém amônia ou ácido. É difícil definir os riscos dos produtos de limpeza porque é difícil quantificar a exposição, e muitas das condições atribuídas a eles, incluindo asma, câncer e infertilidade, levam anos para se apresentar.
Alternativas para limpar sem riscos
Ao utilizar insumos vegetais na formulação, deixamos de poluir o meio ambiente contribuindo por um futuro melhor. Os produtos de limpeza comercializados em nosso site possuem eficácia comprovada e não agridem o meio ambiente. Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Sem dúvida alguma, todas as precauções são válidas para impedir que o ar contaminado entre nos pulmões ou em contato com a pele.
Lenço desinfetante umedecido de limpeza c/280 SuperPRO
Além disso, ele reforça que, antes de usar qualquer produto de limpeza, é necessário ler atentamente as instruções do rótulo. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), o ar interno pode ser até cem vezes mais poluído do que o ar externo, por causa do acúmulo de níveis de compostos orgânicos voláteis (VOCs) causado por agentes de limpeza químicos. A EPA considera produtos químicos, como fósforo, nitrogênio, amônia e outros produtos classificados como VOCs, os agentes químicos mais ameaçadores para o meio ambiente.
Pele do pescoço envelhece mais rápido e até seu celular influencia
Por exemplo, você pode confiar no perfume natural das plantas de casa, misturando sua própria fragrância com óleos vegetais aromáticos como lavanda, tomilho ou eucalipto. Coloque-os dentro de um difusor de junco orgânico e espalhe tigelas de ervas aromáticas por toda a casa. Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise. Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Quaisquer produtos que contenham cloro, como água sanitária, não devem ser utilizados em residências onde moram pets. Podem provocar vômitos, diarreia, queimaduras internas e até convulsões, em caso de ingestão pelos animais. De utilização muito frequente no dia a dia, os produtos de limpeza podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente. Isso porque esses produtos químicos contêm substâncias capazes de afetar diretamente os ecossistemas, alterar a oxigenação da água e até poluir rios, lagos e mares.
Agora pense nas bilhões de pessoas em todo o mundo que usam produtos de limpeza diariamente. Veja o impacto dos produtos de limpeza no meio ambiente e como você pode substitui-los por produtos naturais. Além de proporcionar soluções ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas, a busca pela sustentabilidade é uma constante na trajetória da WT.
A água sanitária, ou alvejante, é um desinfetante mais empregado por muitas pessoas, mas especialistas têm questionado até que ponto ele pode ser usado com segurança. Um dos tipos de acidentes mais comuns é a ingestão dos produtos de limpeza e essas substâncias, em contato com os órgãos, queimam os tecidos internos. Elimine marcas desagradáveis e persistentes do piso de vinil ou linóleo misturando 1 xícara de vinagre com 4 litros de água morna. Adicione um óleo vegetal aromático a esta solução para eliminar o cheiro de vinagre e esfregue o chão. Diariamente, produtos de higiene como sabão, detergente e outros usados nas residências e indústrias atingem os sistemas de esgoto e, sem o devido tratamento, acabam indo parar em rios e lagos.
Portanto, o ideal é que as embalagens sejam de plástico transparente ou opaco branco, como as da Bioz Green, pois são os mais encontrados e que geram um plástico reciclado desejado por outras empresas. Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente. Por isso, o pediatra afirma que, antes de mais nada, deve-se sempre seguir as recomendações do fabricante do produto e, quando indicado, usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Muitos boatos têm sido disseminados na internet a respeito de misturas caseiras para “incrementar” a limpeza dos ambientes. Existe ainda a possibilidade de que os detergentes que possuem base de fosfato causem eutrofização.
Segundo a Agência, os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica à substância química são ainda mais frequentes com o público infantil, e a maior incidência desses acidentes ocorre devido ao armazenamento inadequado dos produtos de limpeza. Os produtos de limpeza são a segunda maior causa de intoxicação em ambientes domésticos — perdendo apenas para os remédios. Em relação aos produtos industrializados ou químicos, é importante observar as recomendações, como guardá-los ao abrigo do sol e da luz, dentro de armários trancados, longe de alimentos e de medicamentos. Alguns desses são inflamáveis e devem ser mantidos distantes até de instalações elétricas.
Para Juliana Marra, química e presidente da Abipla (Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Limpeza e Saneantes), o grande problema é que existem os mitos —informações falsas que levam as pessoas a misturar produtos esperando ter melhor eficácia. O bicarbonato de sódio aplicado diretamente sobre uma esponja úmida pode fazer maravilhas em qualquer superfície marcada, mofada ou embolorada. Das paredes aos rodapés, esfregue a área afetada suavemente com sua esponja embebida essência para produtos de limpeza em bicarbonato de sódio e depois limpe e enxágue com um pano úmido para remover todos os tipos de manchas. Misture 1/2 xícara de sabonete líquido à base de plantas com 1/2 xícara de borato de sódio ou sal de cozinha. Aplique essa mistura diretamente na mancha, deixe de molho e depois enxágue com água morna para lavar roupas naturalmente. Em relato ao jornal Irish Mirror, a ONG alertou que pelo menos três produtos de limpeza são extremamente perigosos para animais de estimação.
O hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como cloro ou água sanitária mais forte, pode liberar o gás cloro, que é tóxico e causa o bloqueio das vias respiratórias e morte por asfixia em casos mais severos. Irrita também os brônquios e o pulmão, levando até a uma bronquite ou eventualmente a uma pneumonia. Aplique o produto diretamente em qualquer mancha, deixe por 5 a 10 minutos e esfregue com uma escova ou esponja embebida em água morna com sabão (use um sabonete líquido à base de plantas para melhores resultados).
Os cuidados no uso desses produtos devem ser respeitados de acordo com as recomendações impressas nas embalagens. As alergias podem se manifestar na pele ou vias respiratórias causadas por contato direto ou por cheiros das substâncias encontradas nos produtos químicos. Os produtos químicos desinfetantes mais comuns são os compostos de amônio quaternário, também conhecidos como CAQs. Seus nomes químicos geralmente terminam numa variação de “cloreto de amônio”, como o alquildimetilbenzil cloreto de amônio ou simplesmente cloreto de benzalcônio. Sabemos agora que é pouco provável que a higienização adicional tenha ajudado a limitar o alastramento da Covid, mas ela aumentou a exposição das pessoas às substâncias químicas contidas nos produtos de limpeza, alguns dos quais trazem risco à saúde. As misturas de produtos de limpeza também causam intoxicações, sendo comum misturar água sanitária com produtos à base de amoníaco.
Sousa Júnior alerta também que as crianças são as mais afetadas, pois têm um grau de curiosidade maior e, normalmente, as embalagens são chamativas por causa da propaganda dos produtos e acabam atraindo os pequenos. Além disso, muitas vezes as pessoas guardam esses produtos em embalagens inadequadas, como garrafas de refrigerante e de leite. “Quando se misturam ácidos, bases e alguns sais pode ocorrer de tornar o produto mais abrasivo, podendo causar danos à pele e às mucosas, como os olhos e a boca”, explica. Investigando o efeito da exposição aos APEOs na vida marinha, o pesquisador britânico John Sumpter descobriu que peixes machos em 28 rios britânicos expostos a esses compostos começaram a produzir proteínas femininas da gema do ovo. Esse hormônio distorcido prejudica gravemente a reprodução e a sobrevivência do salmão e de outros peixes na Grã-Bretanha.