Com o nosso comparador você acha de forma fácil e rápida um plano de saúde que evita que você arque com as despesas médicas. A mulher moderna deseja ficar ainda mais bonita e, por isso, o investimento em cirurgias plásticas tem se tornado algo bastante comum no Brasil. Em relação à retirada dos pontos, eles são absorvidos pelo próprio organismo – exceto na região do umbigo, que pede a retirada dos pontos dez dias após a cirurgia. Tratamentos estéticos preparatórios como drenagem linfática e ultrassom podem ajudar a ativar o metabolismo facilitando a recuperação e o retorno à rotina.
O tamanho da cicatriz varia de acordo com a quantidade de pele removida pela cirurgia, mas sempre é extensa e precisa de cuidados. No caso da abdominoplastia, elas podem aparecer na região onde a pele se reconecta com o músculo e pode causar efeitos indesejáveis na estética da barriga. A compressão é essencial para evitar complicações da cirurgia e as cintas não devem ser retiradas antes de oito dias após a cirurgia. Entretanto, caso não haja uma adaptação dos hábitos alimentares após o emagrecimento, o peso pode se recuperado e os músculos do abdômen podem se afastar novamente, desfazendo a cirurgia.
Mas, se o paciente tomar os devidos cuidados a recuperação ocorrerá de forma saudável e positiva. É essencial que o paciente faça uso da cinta compressora por pelo menos 30 dias. Ela ajuda a manter os tecidos em seus novos locais e facilita a cicatrização, além de dar segurança ao paciente.
O procedimento é recomendado para pessoas que possuem excesso de pele na região abdominal, geralmente em decorrência de perda de peso ou gravidez. Porém, um controle adequado de peso, alimentação saudável e boa hidratação da pele ajudam muito a evitar a perda do resultado da cirurgia. Além disso, a realização de exercícios específicos para melhora da postura e fortalecimento abdominal ajudam muito na recuperação. Cirurgia Plástica Para favorecer a cicatrização, o uso da cinta abdominal e meias de compressão em tempo integral nos primeiros 8 dias após a cirurgia, é essencial. No entanto, familiares podem ajudá-lo higienizando o corpo parcialmente com esponjas ou lenços úmidos. O interessado em fazer uma abdominoplastia que passou por uma cirurgia bariátrica não deve desistir de ter o procedimento custeado pelo plano de saúde.
Quanto tempo depois da abdominoplastia posso pegar peso?
Seguindo esses cuidados no pós-operatório, o inchaço vai desaparecer completamente até o sexto mês. Esse é o tempo que leva para o organismo se recuperar dos traumas sofridos durante a cirurgia. A recuperação total desta cirurgia demora em média 2 meses e requer cuidados com a postura, sendo fundamental não fazer esforços durante esse tempo para evitar que a costura abra.
Esses riscos são inerentes a qualquer cirurgia plástica e, por isso, é necessário que o procedimento seja seguro e feito em um hospital especializado, bem equipado e por profissionais com vasta experiência na área. Além disso, a alimentação precisa ser saudável e deve haver a ingestão de muita água. Ela ajudará a evitar movimentos muito bruscos e vai trazer mais conforto durante o repouso. Para finalizar a cirurgia, o profissional acerta a posição do umbigo. Geralmente, a cirurgia não leva mais de 2 horas e pode ser feita com anestesia peridural ou anestesia geral.
Drenagem linfática pós-abdominoplastia
O cirurgião plástico deve prescrever analgésicos para serem usados caso o paciente sinta dor no período pós-cirúrgico. É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente. Durante um período mínimo de 35 dias, é obrigatório o uso de malha compressora, também conhecida como cinta pós-cirúrgica, de tamanho adequado ao paciente. Também é necessário evitar esforços físicos, como carregar peso, além de procurar manter-se numa postura levemente curvada durante os primeiros 15 dias. O paciente deve caminhar dentro de casa com amparo de alguém e evitar subir e descer escadas. Em geral, a paciente é liberada para tomar banho no dia seguinte à cirurgia do abdômen, mas alguns especialistas indicam esperar mais alguns dias para manter o uso contínuo da cinta pós-cirúrgica.
A abdominoplastia faz emagrecer?
O pós-operatório da abdominoplastia requer muito repouso durante os primeiros dez dias e a recuperação total demora cerca de dois meses. Mas a Agência Nacional de Saúde determina que os planos façam essa cobertura em alguns casos. Segundo a ANS, o plano de saúde deve cobrir a abdominoplastia quando o excesso de pele for resultante de tratamento clínico para obesidade mórbida ou após a cirurgia e redução de estômago. A abdominoplastia também pode envolver a plicatura dos músculos abdominais, enquanto a lipoaspiração geralmente não o faz.
Depois de uma cirurgia plástica, é normal a região operada ficar inchada e perder um pouco de sua sensibilidade. A abdominoplastia normalmente resulta em um período de recuperação mais longo do que a lipoaspiração porque se trata de um procedimento mais invasivo. Os pacientes que se submetem a uma abdominoplastia podem precisar tirar várias semanas de folga do trabalho para se recuperarem, enquanto aqueles que têm lipoaspiração podem precisar se afastar por apenas alguns dias. A razão para isso é que o corpo ainda está se recuperando e mudando apóso parto, então os resultados de uma abdominoplastia podem não ser tão bons.