Nem sempre pacientes que se consultam com o ortopedista possuem algum problema que demande tratamento. Existem casos onde basta o acompanhamento do quadro clínico para garantir a saúde e a qualidade de vida do paciente. Por tratar os problemas relacionados ao nosso sistema locomotor (ossos, músculos, ligamentos, articulações), o médico ortopedista é muito importante para a vida das pessoas. Além disso, existem alguns casos em que alguns pacientes apresentam problemas de limitação, seja na coluna, articulações ou em outras partes do corpo. Assim, precisam da autorização deste médico para realizar a prática de esportes, frequentar academia e outras ações que demandem esforço físico.
Tenossinovite: Saiba Mais Sobre Sintomas e Tratamentos Eficazes
Os cirurgiões ortopédicos são médicos especializados no sistema musculoesquelético, composto pelos ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos que são essenciais para o movimento e a vida cotidiana. O médico ortopedista faz o diagnótico e indica os melhores tratamentos para esses problemas, que podem ser congênitos (ocorrem ainda no útero da mãe, antes do bebê nascer), adquiridos, ou ainda por alterações e má formações. O ortopedista pode atender pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Pode, ainda, especializar-se em uma determinada área do corpo, escolhendo tratar apenas de problemas de coluna, joelho, mãos, etc.
Quando consultar um ortopedista?
Para tanto, é preciso 9 anos de estudos para obter o título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, e começa a exercer a profissão regularmente. O ortopedista é um profissional muito importante, e por isso deve ser consultado sempre que houver incômodos, limitações de movimentos, houver algum acidente, trauma ou a propensão para o desenvolvimento de doenças ortopédicas. Deve-se procurar o ortopedista caso tenha sofrido alguma lesão ou sinta dores após a realização de algum esforço físico, ou ainda se sofreu um trauma, como uma pancada. O ortopedista também tem como função receitar medicamentos, que podem ser tanto para o alívio de sintomas, quanto anti-inflamatórios, que possuem uma abordagem mais completa.
Ortopedia: especialidade fundamental
Não existem muitos profissionais na área, tanto em Portugal, como no Brasil, o que oferece um grande leque de oportunidades de trabalho e carreira. Para se tornar um profissional na área, o indivíduo precisa se formar em medicina, e em seguida, fazer uma especialização na área de ortopedia. Porém este tempo pode variar , dependendo da escolha da instituição de ensino. Após quase 10 anos de formação, ainda é preciso ser aprovado na prova de título de Ortopedia, aplicada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).
Artigos elaborados pela equipe editorial do COE Ortopedia sob a supervisão da equipe médica. Por isso, antes do exercício físico consulte um ortopedista para que ele possa dar instruções se você pode fazer certos movimentos e se é seguro para sua saúde. Vale destacar que, com a evolução das técnicas ortopédicas, as cirurgias estão cada vez menos invasivas. Isso faz com que acelere a recuperação e proporciona mais conforto ao paciente. Procure a ajuda do ortopedista para que pequenos problemas não se transformem em grandes complicações.
Em Portugal, o mercado de trabalho para os médicos ortopedistas é muito bom, assim como qualquer especialidade médica. Depois de analisar esses exames, ele indica o melhor tratamento, podendo ser prescritos medicamentos, exercícios físicos, fisioterapia, ou outras atividades específicas que favoreçam a recuperação. Como o ortopedista atende lesões nos ossos, tendões, coluna, bacia e membros inferiores e superiores, o traumatologista se dedica justamente na recuperação dos traumatismo do aparelho musculoesquelético.
Também conta com profissionais especializados em ortopedia esportiva, ortopedia pediátrica e traumas. Além disso, trata de luxações, fraturas e entorses que podem ocorrer em razão de um acidente, e de doenças inflamatórias ou infecciosas que podem acometer o sistema musculoesquelético. Também é importante prestar a atenção em inchaços que possam aparecer nas articulações, bem como alterações em sua estrutura especialista em coluna corporal. A dor atrás do joelho pode ser causada por tendinite, bursite ou cisto de Baker, no entanto pode também acontecer devido a artrite ou artrose, que devem ser tratadas de acordo com a orientação do ortopedista. Com todo o tempo de estudo e formação, ele tem preparo e conhecimento para realizar todo tipo de procedimento. Isto inclui procedimentos simples até os mais complexos, como as cirurgias.
A ortopedia lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões musculoesqueléticas de origem não traumática, como desgaste articular, deformidades congênitas e alterações posturais. O ortopedista pode trabalhar em clínicas, consultórios, hospitais e unidades de saúde públicas e privadas. Pode atuar como autônomo, gerindo seu próprio consultório ou clínica, ou fazer parte de equipes médicas em clubes e associações esportivas. Aqui no COE – Centro de Ortopedia Especializada -, você encontra uma equipe de ortopedistas em todas as especialidades, o que garante ao paciente um tratamento integrado. A realização da especialidade em Ortopedia também está atrelada com a cirurgia ortopédica.
Como o nome já diz, o ortopedista clínico trabalha na clínica médica, orientando e coordenando tratamentos ortopédicos para pacientes que apresentam problemas nas áreas ósseas e musculares. Nesse atendimento específico, o médico ortopedista irá trabalhar com a correção de postura, deformidades, pisadas, além do restabelecimento de funções ósseas e musculares e alívio de dores. Além de realizar cirurgias, os ortopedistas e traumatologistas também oferecem tratamentos conservadores para as condições ortopédicas.
Após realizar a consulta e a avaliação, o ortopedista poderá fornecer o diagnóstico. Existem problemas ortopédicos que podem ser diagnosticados já à primeira vista. Porém, há outros que podem ser necessários a realização da leitura dos exames para se obter a real situação, ou até mesmo, tirar dúvidas.
Além disso, essa especialização pode atingir partes do corpo separadas, como mão e punho, joelhos, coluna, etc. Além disso, trabalham na prevenção, pois é a melhor maneira de evitar problemas mais sérios. Além disso, é bastante comum que o profissional da ortopedia atue em conjunto com um fisioterapeuta, garantindo melhores resultados e um tratamento bem mais completo. O ortopedista poderá também receitar medicamentos, que podem ser tanto para alívio dos sintomas, quanto para uma abordagem completa. Trata-se de documentos essenciais para que o ortopedista possa analisar da maneira mais profunda o caso do paciente. Dessa forma, ele poderá solicitar esses procedimentos conforme suas suspeitas ou de acordo com a necessidade de cada caso.
Por meio da educação e do aconselhamento, esses profissionais ajudam as pessoas a adotarem medidas preventivas e a cuidarem de sua saúde musculoesquelética a longo prazo. Para atuar na área do esporte, um ortopedista pode realizar uma especialização em Medicina Esportiva e direcionar o seu atendimento apenas para atletas e esportistas. Assim, poderá trabalhar em grandes clubes e agremiações esportivas, realizando atendimento clínico ou emergencial para os atletas dessas instituições. Ainda, poderá atuar junto a outros profissionais, como fisioterapeutas, para coordenar tratamentos específicos nessa área de atuação. A dor nas pernas geralmente é causada por lesões nos músculos, tendões ou articulações, mas também pode indicar alterações na coluna, dor ciática ou má circulação. Confira as causas mais comuns para o aparecimento de dor nas pernas e o que fazer em cada situação.