Considere se o operador precisará se esforçar demais ou atravessar trechos com piso irregular e afins. As paleteiras são tidas como ferramentas mecânicas e totalmente dependentes da intervenção humana, ou seja, sem força motriz própria. Sua estrutura é composta por 3 rodas, sendo uma logo no meio, abaixo da alavanca, e as outras duas nos extremos do garfo que auxiliam na sustentação. Lembre-se de que as paleteiras são desenvolvidas para funcionamento em superfícies planas, mas eventualmente pode ser necessário utilizá-las em rampas. As cargas devem estar apoiadas nas duas patolas das paleteiras.
A paleteira comum é um modelo muito utilizado em diversas indústrias, suportando até 3 mil kg e contando com um custo mais acessível. Por outro lado, a paleteira de aço inox possui rodagem dupla, com material poliuretano e nylon, algumas vezes, galvanizado. É muito utilizada em áreas alimentícias e farmacêuticas, pelo fator antioxidante da sua composição. Apesar de treinamento específicos não serem obrigatórios para o uso das transpaleteiras manuais, seu mau uso pode gerar graves danos tanto ao operador, quanto para as cargas.
Ter mais agilidade para mover cargas e necessitar de menos mão de obra para a movimentação nos armazéns são algumas das vantagens das paleteiras. Entretanto, apesar de serem menores que as empilhadeiras, esses equipamentos também devem ser operados com cuidado. A elevação da paleteira só serve para facilitar o transporte, e não erguer as cargas para diferentes alturas. Portanto, opte por uma paleteira manual quando o foco for transportar as cargas. Estoques e armazéns usam bastante as paleteiras, mas também é possível usar esse equipamento em quaisquer outras áreas que necessitem de um transporte seguro de cargas pesadas.
Essa tipificação vai influenciar na estabilidade da paleteira para o transporte. Quem tiver ambientes mais planos e cargas menores pode optar pela rodagem simples. O ideal é que a manutenção das paleteiras seja realizada corretamente para prevenir desgastes maiores. Por isso, observar o devido funcionamento dos equipamentos é uma tarefa indispensável, que envolve a segurança do colaborador, a carga transportada e das outras pessoas dentro da fábrica. A paleteira com balança é destinada ao controle do peso do produto que é transportado. Ela sustenta a carga de maneira ideal e segura para o transporte.
Paleteira ou empilhadeira: qual escolher?
Por fim, as paleteiras podem ser feitas com ou sem balança para pesagem dos paletes, além de contar com hidráulica para içamento ou somente locomoção simples. Ademais, facilita o trabalho dos colaboradores, possibilitando percorrer pequenos, médios ou longos percursos, com diferentes tipos de paleteiras modeladas de acordo com a distância necessária e o tipo de carga. A paleteira hidráulica, por sua vez, pode contar com força motriz mecânica e possui um sistema hidráulico capaz de elevar a carga do chão, auxilia na colocação dela em caminhões e facilita a paletização da mercadoria. Enquanto a paleteira é utilizada para transporte de cargas, a empilhadeira é indicada para elevação delas, em diversas alturas. Além disso, no treinamento, o funcionário recebe orientações sobre a inspeção, manutenção, conservação e abastecimento dos equipamentos, garantindo-se, ainda mais, a segurança ocupacional.
Paleteira Elétrica
Nesses casos, há também a opção de considerar os modelos elétricos que aumentam a agilidade e praticidade de algumas operações. A paleteira é um equipamento que efetua o transporte de cargas de um local para outro, movimentando-se em menores distâncias. É muito usada no setor logístico de comércios e em indústrias, para auxiliar na carga e na descarga de materiais, bem como na organização de depósitos, estoques e centros de distribuição. Para o uso das paleteiras elétricas, as regras básicas de segurança citadas acima também valem. Porém, é obrigatório que o operador esteja devidamente habilitado para operar o equipamento.
No setor logístico, ou em outros diversos segmentos da indústria, é importante saber diferenciar determinados termos que podem causar confusão por suas semelhanças nas funções ou até na aparência da ferramenta. Quebrar essa regra aumenta o risco de acidentes e de danos à paleteira. Veja se as rodas estão em bom estado e se há vazamentos de óleo ou rachaduras nas soldas das patolas ou na alavanca de comando.
Em geral, os modelos mais empregados de empilhadeiras são compostos por um uma plataforma de carregamento e um garfo. Ambos são conectados por sistemas hidráulicos e contam com uma torre para elevar os paletes – e muitos outros formatos de cargas, como big bags, tonéis e afins. Sua empregabilidade é mais ampla, atendendo não somente áreas internas, mas também externas. Dentro de um almoxarifado, a paleteira cumpre sua função base de locomover as mercadorias acomodadas de um local para o outro, facilitando a organização. Também é possível, com os equipamentos hidráulicos, elevar os paletes e colocá-los em prateleiras mais altas, otimizando o espaço ao máximo.
Sua principal função é fazer o transporte seguro de cargas pesadas
Isso faz com que consiga proporcionar períodos de operação de até 3 horas e que consuma 30% menos de energia do que equipamentos com baterias convencionais. Com capacidades que variam de 2 a 3 toneladas, as paleteiras da Worker possuem pintura eletrostática a pó, proporcionando maior durabilidade e resistência. As paleteiras são compostas por uma espécie de “garfo” que é responsável por apanhar e carregar o palete, que pode ser feito de madeira, plástico ou metal, sendo a base para as cargas que serão Locacao de transpalete transportadas. Esse treinamento atende aos requisitos da NR 11, que estipula normas de segurança para a operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Muito bom o curso, cheguei a aprender até o que não esperava, como o sistema de contra-peso da empilhadeira, e que era possível manipular o limite de carga pelo posicionamento em relação ao eixo. O operador jamais deve subir na paleteira durante seu deslocamento, nem deve transportar outras pessoas sobre ela.