Podem ser acrescentadas rampas e escadas, que ajudarão a dar um charme a mais na construção. Como muitas vezes a parte de trás da casa fica mais discreta em relação à rua, você pode até montar espaços para lazer, como piscina e churrasqueira. Desta forma, então, podemos dizer que construir em terreno com declive é um grande desafio, pois exige um conhecimento técnico e um bom projeto arquitetônico.
O correto seria fazer um orçamento visando as três soluções para entender qual é mais indicada. O nivelamento do terreno é uma boa opção, mas dependendo do caimento precisará de muita terra e também de um muro muito reforçado. Independentemente do tipo de solução que for implementada, é quase certo de que o custo final da obra será maior. Quando você começa planta de casa pequena a construir em um terreno nivelado, tudo é mais simples e fácil, já neste caso é mais complicado um pouco. Diante desse contexto, a casa em declive não é uma opção tão vantajosa para todos os clientes, principalmente aqueles com orçamento de obra mais reduzido. Se não existe esse espaço na frente ou na lateral, o ideal é construir a garagem no nível da rua.
Qual a melhor época do ano para construir?
Para que a garagem fique embaixo da casa é necessário que a casa tenha um recuo em relação a rua para o acesso do veículo, ou espaço na lateral para manobrar e acessar a garagem. Quanto mais íngreme o terreno, o ideal é se construir mais de 1 pavimento com a planta invertida, ou seja, com alguns cômodos abaixo do nível da rua. O pilotis serve para construir uma laje para nivelar o terreno com a rua. Em todo caso, como vamos ver mais abaixo, para usar a parte mais baixa do terreno como área de lazer, com piscina e área gourmet, essa área pode ficar no mesmo nível dos quartos. No geral o terreno em desnível é mais barato do que o terreno plano na mesma rua. O terreno com declive pode ter diversas variações entre o nível do fundo e a testada da rua, desde a mais leve até o mais íngreme.
Quando uma parte específica do terreno fica desnivelada em relação ao nível da rua, temos aclives e declives. Entender a relevância dos tipos de terreno serve tanto para quem deseja construir casas em um condomínio planejado como para quem deseja erguer fábricas. Independentemente do tamanho e tipo de construção, os terrenos são vitais. Considerando o terreno em declive, a segunda alternativa é fazer uma espécie de sistema de escadas. Isso ajudará a criar dois ou três níveis planos, como se fossem degraus de uma escada real.
Está com planos de construir e precisa alugar equipamentos para a obra?
A vantagem é que, dessa forma, o terreno fica mais livre para projetar uma casa em declive maior ou usar o espaço que seria da garagem para criar outro ambiente, como um jardim. Por isso, proprietários de terrenos em declive costumam cogitar o nivelamento total do solo para construir o imóvel. Conhecido também como terreno pirambeira, esse tipo de solo traz muitos desafios para o arquiteto, mas também traz a possibilidade de criar uma casa em declive marcante e cheia de criatividade.
Qual a diferença prática entre aclive e declive?
Esses imóveis estão cada vez mais comuns, já que os terrenos costumam ter o valor mais acessível e é possível fazer um aproveitamento de vários espaços urbanos e rurais com a casa em declive. Além disso, para que não haja um custo desnecessário, o melhor é a sua construção no fundo do terreno e no solo aproveitando a queda natural do terreno. Sim, é possível aproveitar o desnível do terreno com declive para o fundo.
Normalmente esses terrenos em declive ficam no alto de montanhas ou morros e possuem uma vista incrível, por isso são os preferidos para quem deseja uma vida em contato com a natureza. Mas com criatividade e uma dose de ousadia chegamos à arquitetura dos sonhos. Uma das vantagens de aproveitar topografias assim, é que os terrenos em declive geralmente ficam no alto de morros e oferecem uma vista incrível. Selecionamos alguns projetos aqui no blog e muitos outros no nosso Pinterest para você se inspirar. Nesta casa com formato quadrado personalizado, o desnível do terreno não é muito grande, e fácil de se encontrar em condomínios.
Uma forma de descobrir a declividade para analisar o desnível de terreno pode ser realizada pela internet, por meio do Google Earth.
Esse tipo de construção permite que façam projetos autênticos, com níveis, colocando rampas e escadas que dão um charme a mais. Como a parte de trás da casa fica mais discreta, em relação à rua, é perfeito para se montar espaços de lazer como, por exemplo, churrasqueira e piscina ou áreas de serviço. Jardins também são uma ótima opção, pois, além de dar mais vida para o espaço, a inclinação favorece a irrigação. Casas acima do nível da rua valorizam a construção, dando a impressão que ela é maior. E não precisa se preocupar, espaços como esse favorecem também a construção de piscinas e churrasqueira para curtir o final de semana, podendo ser feita em sistema de degrau sem mexer na estrutura do lote.