Assim, se bater um arrependimento diante de alguma das escolhas, terá outras possibilidades. Mesmo se conhecendo, muita gente fica um pouco insegura porque não sabe exatamente o que tem na graduação. Aí paralisaram na hora de descobrir como escolher um curso superior. Você não precisa começar um curso imediatamenteTer certeza sobre o que você quer no futuro é algo extremamente difícil. Por isso, você não precisa começar um curso de graduação assim que sair do colégio. Você pode passar um ano ou mais fazendo cursinho, por exemplo, para ter mais tempo de decidir melhor o que você quer para sua carreira.
Por fim, é possível perceber que uma formação de qualidade faz toda a diferença na vida de quem busca um futuro profissional de sucesso e deseja ampliar as suas possibilidades de atuação no mercado. Agora, basta escolher um curso superior e se preparar para conquistar uma boa colocação nos processos seletivos. Não basta apenas escolher um curso superior para começar uma faculdade; é preciso verificar a melhor forma de ingressar na graduação.
Dicas bônus: vá além da escolha de um curso superior…
A quantia de vagas ofertadas pode variar um pouco de um ano para outro de um processo seletivo para outro, geralmente são dois no ano, sempre no início do semestre letivo. O Sistema de Seleção Unificada – SiSU nem abriu as inscrições para os processos seletivos de 2021 ainda, mas já se fala muito sobre ele. Esta coluna é uma parceria do Guia do Estudante com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana. Conforme já frisamos, a faculdade é uma época de intensos aprendizados e, também, pode ser a porta de entrada e o primeiro passo para o seu crescimento profissional. As corporações querem profissionais que sejam capazes de assimilar as demandas e bater as metas com facilidade.
Autoconhecimento é a base que você precisa para tomar decisões corretas e alcançar a realização pessoal. Com certeza as suas respostas serão fundamentais para sua tomada de decisão. Assim, você saberá quais os cursos que realmente estão ligados a sua vocação. Por exemplo, em 2020, a nota de corte para o curso de medicina, que baixar cursos é bastante concorrido em todo o país, na UFRJ ficou em 813 pontos. Assim, não bastava que o candidato tivesse obtido os 400 pontos, ele não conseguiria entrar nesse curso com essa pontuação. Por meio do programa é possível ingressar no ensino de nível superior em instituições públicas que aderirem a essa forma de ingresso.
Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade. Na Quero Bolsa, você encontra faculdades em todo o país com bolsas de estudo que reduzem as mensalidades durante toda a graduação em até 80%. Depois que responder às perguntas, tente relacionar as respostas criando algumas possibilidades de profissões a serem seguidas que correspondem às suas expectativas e também que possibilitem que você tenha uma rotina próxima do que você almeja.
Pense nas grandes áreas de ensino
As dúvidas e os questionamentos serão seu aliados no processo de escolha, por mais que pareçam que vão te enlouquecer. Mas, para que eles te ajudem, será preciso buscar solvê-las investindo em autoconhecimento e muita pesquisa sobre o mundo do trabalho. Decidir qual profissão seguir é a última etapa de um processo que demanda muita atenção e envolvimento, que é o processo de escolha profissional. Além de todas essas atividades para saber como escolher o curso certo, é indispensável verificar se a faculdade onde pretende estudar está com tudo em dia no Ministério da Educação (MEC). Agora que você está bem informado sobre as áreas de conhecimento, precisa buscar informações sobre as carreiras no ramo que deseja atuar.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
Por exemplo, quem escolhe cursar uma licenciatura em Educação Física tem uma formação voltada ao magistério. Isto é, o aluno dessa graduação estuda para ser professor na educação formal. Isso evita você acreditar em mitos sobre o curso e ajuda a ter uma ideia clara do cotidiano profissional, bem como das habilidades e competências que precisará desenvolver. Se você ignorar esse conhecimento e escolher uma graduação “às cegas”, provavelmente vai fazer parte do grupo de universitários insatisfeitos. Identificar quais são suas habilidades é essencial para definir qual é a carreira que melhor se encaixa em seus objetivos.
Para você evitar essa frustração, é bom considerar também quais são as formas de ingresso daquele curso e ter várias opções. Ninguém quer, de propósito, ficar anos na faculdade para não trabalhar depois. Isso pode acontecer em alguns casos, mas não era a intenção inicial da pessoa. Por isso, vamos apresentar mais algumas perguntas que te ajudarão a se analisar. Elas são o complemento do exercício que você fez anteriormente, mas são um pouco mais meditativas. Comece um estágio ou um empregoÉ imprescindível que você comece um estágio ou um emprego enquanto estiver na universidade.
Procure conhecer bem a si mesmo e aos cursos e carreira que pretende seguir. Com certeza você já ouviu muito isso, mas de fato esse encaminhamento é a melhor forma de escolher uma profissão. E buscar referências e informações com amigos, familiares, amigos dos seus pais e outras pessoas que já estão no mercado de trabalho ou na faculdade é a melhor maneira de conseguir esse conhecimento.