Quando vemos filmes com um alto conteúdo emocional, nosso cérebro também libera ocitocina, um neurotransmissor poderoso que nos ajuda a conectar com os outros e nos permite ser mais compreensivos, amáveis, confiáveis e desinteressados.
A compreensão da linguagem cinematográfica é essencial para apreciar e analisar filmes de forma crítica. O cinema é relevante, pois contribui para o processo de socialização realizado pela escola. “Ver filmes é uma prática social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais” (DUARTE, 2002. A nova tendência passou a afirmar a não existência de verdades absolutas, marcando o recuo de uma posição cientificista herdada do século passado. Estimulando novos olhares e abordagens com a realidade, em uma e outra vertente, a história social dos anos 60 e 70 restabeleceu o ofício do historiador.
Os festivais de cinema desempenham um papel importante na promoção e no reconhecimento de filmes independentes e de revenda iptv pos pago qualidade. Festivais como Cannes, Sundance e Berlim são conhecidos por lançar carreiras de diretores e atores talentosos, além de premiar filmes inovadores e provocativos. Esses festivais também são uma plataforma para o debate e a discussão sobre o estado atual do cinema e as tendências emergentes.
O que gosto mesmo é de poder expressar por estas palavras tudo o que sinto quando vejo um filme. É conseguir descrever o sonho, a realidade, levar outros a sonhar e a perceber porque é que isto do Cinema é tão bom. Com o passar dos anos, descobri que o que tenho mesmo é uma necessidade imensa de viajar sem tirar os pés do chão. Gosto de sonhar e fantasiar, de assistir (na minha cabeça ou na tela) às criações de outras pessoas, de outras vidas, de outras memórias. Da mesma forma, não passava uma tarde em que não assistisse a um filme (provavelmente A Bela e o Monstro). Uma das minhas memórias de infância mais marcantes aconteceu num Centro Comercial Colombo ainda muito recente, em que eu estava a chorar nos braços da minha mãe junto à bilheteira dos cinemas – já não havia bilhetes para ver a Anastasia.
Regulação das redes sociais: governo muda foco e agora prioriza crianças
PARA O CÉREBRO, TUDO O QUE VEMOS É REAL Não importa se é uma imagem, uma real situação ou uma imaginação ou lembrança – todas essas cenas visuais acionam a mesma área cerebral, não havendo diferenciação. Ou seja, para o seu cérebro, aquilo que você está assistindo está de fato acontecendo com você. Eles aguçam a atenção, raciocínio, audição, aumentam os batimentos cardíacos e a respiração. Em conjunto com outras alterações corporais, sustos, medo e apreensão levam ao que chamamos de reação de luta ou fuga. Estruturar redes, leis, fundos regionais, escolas de formação, linhas de financiamento, circuitos de exibição e distribuição próprios.
Além disso, eles articulam espaços de discussão e de interpretação com educadores e crianças na escola. Isso é tão normal que algumas pessoas compram o DVD de histórias que elas já viram no cinema, por exemplo. Apesar de não ser nada bizarro, você já se perguntou o motivo de isso acontecer? Pois Cristel Antonia Russell, que é uma professora da Universidade do Arizona, já. Uns veem filmes apenas por deleite, lazer; outros buscam o prazer estético; há também os que assistem com expectativas pedagógicas, políticas, ideológicas ou filosóficas.
O cinema como ferramenta de impacto social
Ao longo dos anos, o cinema tem evoluído e se adaptado, refletindo as mudanças na sociedade e na tecnologia. O filme desempenha um papel importante na cultura popular e na formação de nossa identidade coletiva. Portanto, é essencial valorizar e apreciar o filme como uma forma de expressão artística e cultural. Para além de aspectos mais específicos da linguagem cinematográfica, a mensagem também se encaixa de alguma forma no conjunto de elementos que costuma estar limitado por certas convenções. Para pensar no caso-limite, em nosso tempo atual basta verificar que obras que tenham em sua mensagem teor ofensivo às mulheres, aos negros ou a outros grupos não-brancos, à comunidade LGBTQIA+, certamente serão, no mínimo, alvo de repúdio público. A histeria de setores conservadores pelo fato de as obras estarem de alguma forma limitadas por questões identitárias demonstra o quanto, para o bem ou para o mal, as convenções seguem presentes.A discussão sobre os limites da mensagem vai longe.
O que significa assistir o mesmo filme várias vezes?
É uma outra vertente dentro do cinema, que busca levar ao público um olhar diferente acerca do que vivemos. Assista a filmes brasileiros, participe de discussões, promova o cinema nacional em suas redes sociais e comunidades. Juntos, podemos ajudar a garantir que o cinema brasileiro floresça, refletindo a diversidade de vozes que compõem nosso país e compartilhando as ricas histórias do Brasil com o mundo. Discorremos também sobre o advento da Escola dos Annales, e como, novas fontes começaram a serem aceitas, como fonte de construção da historiografia, entre elas,na década de 70, o cinema torna-se fonte histórica, dentro dos novos domínios da história. Para Marc Ferro, principal estudioso do cinema, e outros historiadores, o cinema é fonte, pois ele fala muito sobre a sociedade que o produziu, e que práticas sociais ela quis gerar, com determinado filme, ele é um “espião” de sua sociedade. Dessa forma seu uso é válido como fonte de pesquisa histórica, basta que o pesquisador proponha a metodologia adequada de uso.
Enquanto lia, transportava-me para outro mundo em que as crianças iam para escolas de feitiçaria ou adolescentes viviam aventuras com amigos; em que histórias de amor aconteciam, ou se contavam momentos da História que marcaram o mundo. A importância do cinema para as pessoas vem do fato de ser um tipo de arte muito difundido, de fácil consumo e muito atrativo, além de ser barato, simples e rápido, e ser uma forma de entretenimento passiva. Chamamos de FILME um espetáculo de imagens em movimento (mais tarde acompanhadas por som), formado por uma ou mais cenas, que tem começo, meio e fim, e “mostra” alguma coisa acontecendo numa sucessão temporal. No fim das contas, a longevidade de Sentimental Value dependerá de sua ressonância junto ao público. “E essa é a melhor chance que essa família tem de se comunicar bem e resolver seus problemas, sem aquela cena clichê de desabafo familiar.”
Isso aumentaria a probabilidade de o longa ser candidato ao Oscar em 2026. O norueguês Joachim Trier foi um dos últimos diretores a estrear na competição principal deste ano, mas está recebendo reações entusiasmadas por seu filme Sentimental Value (ainda sem título em português), estrelado por Stellan Skarsgård, Elle Fanning e Renate Reinsve. Nos últimos dias, foi anunciado que o filme será lançado nos Estados Unidos pela Neon, a mesma distribuidora de “Anora”, o vencedor do Oscar deste ano.
Nesse sentido, os filmes a um só tempo ajudam a aprender e ajudam a ensinar. Valorizar o cinema brasileiro, portanto, é uma maneira de valorizar nossa própria identidade, nossa expressão cultural e nossa voz como nação. O Brasil será recebido com honrarias na Croisette, que é a parte mais famosa e sofisticada da cidade que sedia o festival. Nesta edição na Marché du Film, um evento paralelo a Cannes e mercado oficial do evento, o país terá uma delegação recorde. A nomeação é um reconhecimento à indústria audiovisual nacional e ao seu compromisso com a colaboração internacional. Tem como representantes diversos produtores, diretores, roteiristas, editores e outros profissionais do cinema.
Através da revisão bibliográfica, pudemos inicialmente traçar um histórico, desde a criação do cinematografo pelos irmãos Lumière, onde nos anos posteriores foi visto como um divertimento popular, uma “atração de feira”. Mais tarde, vários regimes políticos, apropriaram-se do cinema para doutrinar a população, pois o perceberam como um influenciador e gerador de opiniões e práticas sociais. Dessa forma podemos perceber que o cinema é presente na vida de quase todo cidadão do século XXI, sendo ele aluno ou professor, adulto ou criança, todos assistem filmes. Muitos desses filmes, infelizmente, não são levados ao grande público, por vezes marcando presença apenas em mostras especiais e festivais de cinema. Mas temos grandes exemplos nacionais que fazem sucesso aqui e no mundo, como “Cidade de Deus” (2002) e “Que Horas Ela Volta?
O Brasil entra na disputa da Palma de Ouro, considerada a premiação mais importante do Festival, com o filme “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, e que tem Wagner Moura e Gabriel Leone no elenco. Assistir à TV pode fazer mal para sua saúde e reduzir sua qualidade de vida. Mas a maior parte do impacto vem do marketing e da publicidade, que nos fazem aumentar o consumo de alimentos pouco saudáveis”, diz Steve Gortmaker, professor de sociologia da saúde na Escola de Saúde Pública T.H. Chan da Universidade Harvard. Assistir filmes de terror produz medo, ansiedade, insônia e fobias, sensações que não são nada agradáveis. Além disso, podem gerar traumas mentais devido ao nível perturbador que algumas imagens podem atingir. Evidentemente, a primeira coisa que podemos falar sobre o assunto é a sensação prazerosa ao assistir a um filme ou série que gostamos.