“A ansiedade, por mais que seja psicológica, se manifesta fisicamente. É comum cruzar as pernas e deixar os músculos das costas e do pescoço enrijecidos”, explica Adriana Araújo. Um corpo que não se mexe costuma ter mais dores, sinais de estresse e cansaço. Ao se manter mais ativo, muita coisa melhora, como a concentração durante as provas, os reflexos prospecção e a memória. Assistir a um filme de comédia, episódios engraçados de uma série ou conversar com uma pessoa divertida também é uma excelente forma de se sentir bem. Ainda que o riso forçado não tenha exatamente o mesmo efeito que uma boa gargalhada genuína, até mesmo ele pode ajudar a se sentir melhor, conseguindo relaxar o corpo e a mente.
Para quem não gosta de café basta sentir o aroma do café para estimular o cérebro a produzir endorfinas que promovem o bem-estar. Para quem gosta e pode saborear, tomar 1 xícara de café forte também pode ser uma boa forma conseguir relaxar mais rápido. No entanto, tomar mais de 4 xícaras de café por dia não é uma boa opção porque o excesso de cafeína pode excitar demais o sistema nervoso.
Ao sorrir endorfinas são liberadas na corrente sanguínea e o efeito pode ser sentido em poucos minutos, relaxando o corpo e mente. Existem desenhos muito detalhados, chamados de mandala, que podem ser comprados em papelarias e bancas de jornais, e alguns kits já vem com lápis de cor e canetinha. Parar 5 minutos para focar sua atenção apenas em pintar o desenho também vai ajudar a focar a mente para conseguir descansar um pouco. Essa técnica funciona muito bem para eliminar tensões musculares, mas também é eficaz em tensões emocionais, pois o cérebro interpreta o momento como uma hora de relaxar, acalmando também a mente. A orientação dessa técnica pode ocorrer de formas diferentes, essa é uma das formas de se realizar. Não se assuste caso você sinta uma leve tontura, essa sensação é normal especialmente quando não há o costume de respirar com o diafragma.
Quais são as técnicas de relaxamento para iniciantes?
Pode-se também optar por tomar um suplemento que tenha os mesmos nutrientes na sua composição. Veja mais sobre o que comer para combater o estresse e o esgotamento mental. Assim, fazer uma pausa para café com um amigo no trabalho, conversar com um vizinho, telefonar a um familiar, são formas de reduzir o estresse, enquanto se promove relacionamentos duradouros com pessoas próximas. Algumas pessoas acham difícil dizer não a qualquer pedido, mesmo quando não têm tempo.
Experimente o relaxamento muscular progressivo
A rotina agitada e a falta de tempo para descansar abrem cada vez mais espaço para as tensões e para o estresse. Dar prioridade aos momentos de lazer e à prática de exercícios físicos é uma maneira de espantar as preocupações. Segundo a psicóloga, melhor clube de São Paulo algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco, diminuindo a sensação de ansiedade. “Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetinto esse processo várias vezes”, explica.
Parar 5 minutos para se esticar, tomar um café ou chá calmante e pintar mandalas, que são desenhos indicados para adultos, são algumas formas de conseguir se controlar, alcançando o bem-estar de forma rápida e eficiente. No caso das técnicas de visualização, em vez de focar somente na respiração, é importante focar no que está sendo visualizado, prestando atenção nos detalhes da cena que imagina. O exercício físico é indicado em todas as fases da vida, pois está aliado à saúde e bem estar físico e mental.
.Ao usar este serviço, algumas informações podem ser compartilhadas com o YouTube.
Os óleos a utilizar neste tipo de massagens devem possuir propriedades terapêuticas que acalmem e relaxem, como o óleo de alfazema ou de camomila por exemplo. Também é importante gerir o tempo entre o trabalho e a vida pessoal, tentando encontrar um equilíbrio entre ambos. Mesmo que se esteja a passar por um momento menos bom, deve-se sempre pensar e focar-se em algo positivo que esteja acontecendo.
Observar as ondas do mar tem esse mesmo efeito calmante para a mente, mas se estiver muito calor, o efeito pode ser o contrário, por isso o ideal é começar ou findar o dia observando o mar. Se não for possível, pode-se ver um vídeo do mar ou de lugares paradisíacos durante alguns minutos. As cores azul e verde acalmam o cérebro e a mente de forma rápida e eficiente.
Veja 10 opções do que pode fazer para conseguir acalmar a mente, controlar os pensamentos e se acalmar, sem ter que se afastar dos seus afazeres do dia-a-dia. Você pode fazer exercícios de mindfulness caminhando, prestando atenção nos seus arredores, ou até mesmo no trabalho, concentrando sua atenção naquilo que está fazendo. O mindfulness consiste em uma espécie de meditação versátil que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento. O ponto-chave aqui é a atenção plena no momento presente, não se deixando levar por pensamentos ou sentimentos que podem aparecer. Caminha na naturezaA combinação das últimas duas dicas é mais do que indicada para quem quer descansar.