Promova palestras e minicursos aos profissionais que atuam diretamente com os clientes para que eles saibam quais técnicas devem ser utilizadas a fim de personalizar o atendimento. Dessa forma, fica mais fácil oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente, baseado em características e necessidades específicas. Assim, você pode definir ações focadas em segmentos de clientes com mais assertividade, oferecendo os produtos certos, pelo preço certo, na hora certa para os clientes certos.
Logo, o gerenciamento de dados de clientes, feito adequadamente, é essencial para evitar problemas de vazamento de informações e, consequentemente, resguardar a confiança do cliente. Além de ajudar a evitar uma crise, o gerenciamento dos dados dos clientes também ajuda a aprimorar a experiência deles com a sua marca. Pós Vendas Fornecer treinamento sobre os dados dos clientes aos seus funcionários pode poupar dinheiro a longo prazo. Quando você coleta dados pessoais dos clientes, de números de telefone e endereços residenciais até detalhes sobre os dados financeiros das empresas deles, precisa ter um plano para proteger essas informações.
Ou seja, não deixe de manter contato com o cliente após ele fechar negócio com você. Ter grandes ideias sobre como coletar e proteger os dados dos clientes não significa nada se sua equipe não souber colocá-las em prática. Dados demais (também conhecido como saturação de dados) podem sobrecarregar sua empresa com informações, causando o inverso do objetivo do gerenciamento de dados dos clientes, atrapalhando a tomada de decisões. Um bom CRM auxilia a centralizar informações de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Este software permite que você e os vendedores tenham acesso a todo histórico de contato, podendo atualizá-lo sempre que necessário e personalizando seu atendimento, de acordo com cada cenário.
O que fazer com as estatísticas sobre atendimento ao cliente?
Aqui na Prestus, por exemplo, embora cada um de nossos clientes tenha um script de atendimento telefônico a ser seguido, prezamos para que cada abordagem e saudação seja personalizada. Os fluxos de trabalho podem ser automatizados com modelos prontos conforme critérios de um sistema de tickets de atendimento ao cliente. Então, são classificados automaticamente e enviados para os agentes apropriados. Tentar personalizar cada contato com seus clientes de forma individual e manual está fora da realidade, em especial se sua empresa lida com informações de milhares de clientes diariamente. Utilize uma ferramenta de gestão para organizar todos os dados e registrar as informações do seu cliente. Um sistema adequado deve permitir que o registro se comunique com todos os departamentos da empresa para facilitar a troca de informações.